Eu gosto de castanha portuguesa. Gosto até na farofa. Eu só não gosto, ou não gostava, do preço delas!
Eu nunca tinha conseguido entender por que essas frutinhas custam tão caro! Agora, eu já não as acho tão caras assim. Coisas da vida!
Aliás, eu sempre digo que mudar de idéia é direito fundamental de todo ser humano. E afirmo isso por que eu acredito que estamos em constante apendizado, o que, na minha opinião, é o grande sentido dessa existência terrena.
Porém mudar de idéia, na minha opinião, exige um motivo, uma fundamentação. Eu não creio que se possa de mudar de idéia só por conveniencia - por aqui fica injusto...
Mas, fato é, eu mudei de idéia com relaçao ao preço da castanha portuguesa. Já não as acho tão caras. E não foi por que eu enriquei, ou achei dinheiro em algum tronco de árvore... muito antes, foi justamente por causa de uma arvore que eu conheci...
Dia desses, passeando em Serra Negra, conheci uma arvore de castanha portuguesa. Provavelmente, uma "castanheira lusitania"....rssss .... e fiquei surpresa ao descobrir que a tal frutinha nasce no interior de uma bola, bem redondinha... recoberta de espinhos!
Ainda na árvore, a bola bem verdinha, meiga até... é completamente recoberta de espinhos vigorosos, pontiagudos! Não há um só espaço para tocar na fruta sem se ferir.
Maduras, assumem a cor castanha, um marrom sem aparencia de envelhecida, e os espinhos continuam lá. Só que, agora, são ainda mais vigorosos!
Tirar uma bola dessas da arvore é muito dificil mesmo! Os espinhos parecem mães a defender sua cria de qualquer perigo!
As bolas caem da arvore quando maduras. Mas não se engane: no chão, os espinhos parecem mais vividos do que antes! Deve ser aprendizado da mamãe......hehehe.
Ao colher as bolinhas no chão, tarefa ainda dificil, chega a hora de abrir a bola para, finalmente, atingir fruta... Hum! Os tais espinhos viram guardiães! E a tarefa fica mais dificil ainda!
Finalmente, vencidas estas batalhas todas, com a bola aberta, visualizamos tres ou quatro castanhas portuguesas, bem juntinhas, agarradinhas mesmo! Mas, não pense que a batalha contra os espinhos acabou! Basta relaxar um pouco, e os espinhos contra atacam!
Deve, é claro, existir uma forma mais industrilizada de vencer essa batalha... Eu desconheço.
O que eu posso afirmar é que, colheitadores de castanhas portuguesas são verdadeiros bravos!
Por fim, a frutinha vale o quanto custa!!!!!